Circuito de Ciências

   A Diretoria Regional de Ensino de Brazlândia promoveu o Circuito de Ciências dia 27/08/2011 no Centro Educacional 03 de Brazlândia. As escolas participantes foram: Cenebraz, CEF INCRA 09, CED 02, CEF 01, CEF Irmã Regina, EC Almécegas, CED 03, Jardim de Infância Menino Jesus, EC 05, EC Bucanhão e EC 08.
    Na abertura do evento, a Professora Márcia Gilda lembrou a semana de química e enfatizou que a melhor maneira de se aprender algo é colocando em prática. Isso foi o que os alunos fizeram, aprenderam ciências por meio das pesquisas e do contato direto com os projetos.
    Avaliamos o evento de maneira muito positiva e agradecemos a participação de todos envolvidos.  Vejam agora alguns momentos do Circuito de Ciências:







Boate no CEF 01: Comemoração ao Dia do Estudante!



   
 Após uma semana de jogos, o Centro de Ensino Fundamental 01 de Brazlândia encerrou as atividades em grande estilo. Os alunos dançaram e se divertiram muito com a boate preparada na quadra da escola para comemorar o dia do estudante.
    
    A festa estava muito animada com: apresentação dança , músicas para todos os gostos, sorteios de brindes para os alunos, comidas gostosas e, o mais importante, pessoas educadas e que souberam prestigiar o evento.
    
     Por isso, Diretoria Regional de Ensino parabeniza à escola pela iniciativa e aos alunos pelo dia do estudante. Vejam alguns momentos do evento: 

Alunos da EC INCRA 06 Visitam a Biblioteca Setorial

    
    Em continuação ao projeto: "Tecendo Histórias na Biblioteca" , os alunos da Escola Classe INCRA 06 visitaram (25/08/2011) a Biblioteca Érico Veríssimo e tiveram oportunidade de ouvir algumas histórias e ter mais contato com o mundo da literatura. 
    Foi possível perceber que  as histórias contadas despertaram curiosidade e serviram de incentivo para a pratica de leitura.  Como recordação do encontro, os alunos foram presenteados com livros.

CED 03 Inaugura Leituroteca + Que Palavras


    Ontem, 25/08/2011, o Centro de Ensino Educacional 03 de Brazlândia promoveu um sarau para inaugurar a sala de leitura “Leituroteca + Que palavras”. Os alunos fizeram apresentações de poesia, música e teatro. E, falando nisso, quanto talento foi revelado! Parabéns meninos!

Leituroteca + Que Palavras
     A estrutura da sala é arejada, bem decorada e aconchegante. Com tudo isso, os alunos podem passar horas e horas desfrutando de uma boa leitura.

     Por fim, é preciso dizer que a iniciativa da escola é louvável, visto que a leitura é uma das maneiras de proporcionar cultura e, consequentemente, ampliar os horizontes do ser humano. Por isso, estamos certos de que esse foi um grande passo na caminhada dessa Instituição rumo ao sucesso. Parabéns a todos os colaboradores!

Jogos Interclasse CEF 01


    O Centro de Ensino Fundamental 01 de Brazlândia deu início aos jogos escolares hoje (22/08/2011). As atividades esportivas estão programadas para acontecer até a próxima quinta-feira. Os alunos estão cheios de energia para competir. 

    A Diretoria Regional de Ensino de Brazlândia deseja a todos que as atividades desportivas sejam uma maneira de harmonizar ainda mais essa Instituição de Ensino.

Motivação para atuantes em sala de recursos!


    Os professores atuantes em salas de recursos participaram, dia 19/08/2011, de uma palestra sobre motivação, ministrada pelo Soldado Aquino.  Alguns temas foram abordados, tais como: propósito, determinação e a importância de traçar objetivos(de curto, médio e longo prazo). Em um momento de reflexão, o Soldado Aquino enfatizou: " Nada nem ninguém pode impedir que você realize seu sonho a não ser você mesmo!" , ou seja, apesar das dificuldades enfrentadas diariamente, o profissional pode realizar o seu propósito e alcançar seus objetivos. 

       Conheça o blog do Soldado Aquino: http://aquinoeducador.blogspot.com/



Aluna do CEM 01 é selecionada na oitava edição do Parlamento Jovem

Estudante concorreu com quase mil candidatos

A aluna do 3º ano do Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia, Gilmara Gabriela de Cristo Fernandes (17), está classificada entre os 77 estudantes de ensino médio para a oitava edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Os projetos foram escolhidos pelos assessores legislativos da Câmara dos Deputados.

Segundo o diretor do CEM 01, Anderson Santana, o trabalho da aluna foi orientado pela equipe da escola. “A Gilmara tem perfil para esse tipo de atividade: boas ideias, expressa-se muito bem e é muito ponderada - uma qualidade importante para os políticos. Estamos muito felizes com a classificação dela. Esse é o resultado de um trabalho que vem sendo realizado com os alunos na escola e que também aprovou sete alunos no último vestibular da UnB”, comentou.

Os jovens deputados vão simular a rotina de trabalho dos parlamentares, de acordo com o regimento interno da Câmara, entre os dias 26 a 30 de setembro, em Brasília.

Os temas abordados foram saúde, meio ambiente, mercado de trabalho, entre outros. Entretanto, mais da metade dos projetos trata de assuntos ligados à educação. O segundo tema de maior interesse foi a questão do modelo energético brasileiro. ( Publicado no site da SEDF em 15/08/2011)

A Diretoria Regional de Ensino parabeniza à aluna Gilmara e aos educadores da Instituição de Ensino pela conquista.

- ESCOLA CLASSE CHAPADINHA - Palestra "Bons Pais, Filhos Melhores"


       A Escola Classe Chapadinha convidou o soldado Aquino, do Batalhão Escolar, para ministrar a palestra “Bons Pais, Filhos Melhores”. Os pais de alunos que compareceram tiveram a oportunidade de refletir sobre a educação dos filhos.
      O palestrante mencionou cinco fundamentos para a criação de filhos emocionalmente saudáveis, são eles: afeto; exemplo; segurança; Limites e punição. Ao mencionar o fator punição, ficou claro que corrigir o filho em momento de raiva não é correto.
      A Diretoria Regional de Ensino parabeniza à escola pela iniciativa e ao Soldado Aquino por seu trabalho.


DIA DO ESTUDANTE NO CEF VENDINHA

    
  Para comemorar o dia do estudante, o Centro de Ensino Fundamental Vendinha preparou atividades divertidas para os alunos . Os alunos assistiram a filmes diversos e depois puderam prestigiar um número do Circo Magia da Criança, o espetáculo recebeu muitos aplausos e sorrisos. A atividade lúdica não deixou de  ensinar aos pequenos assuntos importantes , como: higiene pessoal, respeito ao próximo e conservação do partrimônio escolar.

JOGOS ESCOLARES CEF 03

   
    O Centro de Ensino Fundamental 03 de Brazlândia promoveu nos dias 10 e 11/08/2011 os jogos escolares. Durante a cerimônia de abertura, os alunos fizeram o juramento do atleta, prometeram respeito ao próximo e exemplo desportivo.
    A diretora da Instituição de Ensino, Alessandra, lembrou que o momento de interação e práticas de esportes é essencial para educação de qualidade. Por isso, a escola luta pelo espaço de prática de esportes, uma vez que a escola não possue quadra esportiva. As atividades aconteceram no ambiente externo à escola.

Projeto "Há Outro Caminho"

    
      A Diretoria Regional de Ensino de Brazlândia, em parceria com o a Promotoria de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, promoveu (dia 10/08/2011) um encontro com os educadores de Brazlândia para divulgação do projeto de prevenção ao uso de drogas: "Há outro Caminho". 
     O evento contou, inicialmente, com o grupo de teatro dos alunos do Centro de Ensino Fundamental 03 de Brazlândia encenando a música Faroeste Caboclo, que é um retrato das drogas e da violência. Ao mesmo tempo, a apresentação demonstrou que é possível, por meio da arte, oferecer alternativas para adolescentes que estejam em zona de risco.

      Leandro Lobato Alvarez, promotor de justiça e idealizador do projeto, lembrou que nos anos 80 o tema drogas ainda era abordado de maneira poética e as consequências negativas do uso de entorpecentes não eram mencionadas. A partir dessa necessidade, surgiu a ideia do projeto "Há outro Caminho", que será implementado no início do ano de 2012. O Projeto prevê um concurso para escolha do melhor trabalho de conscientização sobre o uso indevido de drogas, desenvolvido nos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio.
        Em seguida, a delegada da 18ª Delegacia de Polícia, Ingrid Lúcia Hilde Cunha Gomes, expôs que a melhor maneira de combater o crime é por meio da educação, ao passo que, quando o indivíduo entra no mundo do crime, recuperá-lo para a sociedade é tarefa difícil, por isso, o trabalho preventivo é peça chave no trabalho de combate ao crime.
       A diretora da DRE, professora Márcia Gilda, falou da importância do encontro, uma vez que o uso de entorpecentes é cada vez mais frequente e que a sociedade precisa da contribuição dos educadores para vencer esse desafio. 
      Por fim, a professora Cláudia Simone, chefe do Núcleo Pedagógico, explicou que a iniciativa permite que os educadores pensem em um Projeto Político Pedagógico que contemple essa necessidade. 

CEF INCRA 08 RECEBE PRÊMIO DO CONCURSO " PROFESSOR CIDADANIA PARTICIPATIVA"

        Prêmio ao Professor  Cidadania Participativa foi criado para incentivar a comunidade docente do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do DF . O objetivo é promover a formação de cidadãos ativos e conscientes dos seus direitos e responsabilidades para com o estado.
      Os professores: Arisvan de Azevedo, Antônio da Silva e Ruth Guimarães elaboraram o projeto : "Educação Hoje _ à Prosperidade Amanhã" . Inicialmente, os alunos fizeram uma planilha de gastos familiares, depois refletiram sobre a quantidade de impostos pagos e , finalmente, discutiram como o as entidades governamentais aplicam esses recursos. Esse exercício de cidadania permitiu que os alunos tivessem maior embasamento para discutir maneiras utilizar os recursos públicos em favor da comunidade. O projeto foi premiado e os educadores receberam o prêmio de 3.000,00, valor que seria dividido em três, mas foi doado para a Instituição de Ensino.

    Leia o depoimento da professora Ruth:

     Trabalhar com o projeto "Educação Hoje à Prosperidade Amanhã" é um desafio tanto para os alunos quanto para nós, professores. Ao começar o trabalho, não dominávamos todas as informações necessárias. Pesquisamos e aprendemos juntos.
      Em um tempo de informações fáceis e abundantes, estamos desaprendendo a pensar, analisar e formar opiniões. Aprendemos, hoje, a receber todas essas informações sem tempo para degustá-las, refletir sobre elas e agir.
      No projeto, usamos os mesmos recursos que nos trazem essas informações fáceis e abundantes, a internet, para iniciar nossa discussão, e assim, analisá-las. Aprendemos que um bom planejamento financeiro é o primeiro passo para a construção de alguns sonhos, que os bens públicos são financiados pelo esforço de cada cidadão, através dos impostos. Que é nosso dever cuidar disso e cobrar, do poder público, ações para o bem de toda a sociedade e não pelo bem individual de alguns.
      E a partir desse aprendizado, começamos a mudar nossas atitudes, a pedir a nota fiscal em todo estabelecimento, a acompanhar as ações do governo em nossa região. Enfim, aprendemos, a cada passo, a ser Cidadão


PLANEJAMENTO PARA O DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

      Dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência, o planejamento das ações para a semana do dia 21/09 já começou. Para isso, o NMP reuniu as escolas públicas da DRE de Brazlândia  em uma palestra ministrada por Cecília Alecrim, psicóloga da APAE(Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal), com o tema: " Como valorizar e potencializar talentos dos alunos do Ensino Especial" .
     Sob regência do Professor Leonardo, a banda da APAE, composta por alunos DI, fez uma apresentação  com repertório diversificado. A desenvoltura dos integrantes da banda mostrou à todos que os alunos devem ser estimulados a fazer atividades que evidenciem suas potencialidades.

1º Encontro Literário

      O primeiro encontro literário da Diretoria Regional de Ensino de Brazlândia aconteceu no dia 04/08/2011,destinado aos professores lotados em bibliotecas e salas de leituras, o evento teve como principal objetivo:  motivar/ incentivar a execção de projetos de leitura nas escolas públicas de Brazlândia.

      Dentre as atividades do encontro, a descontraída peça teatral : " Deu a Louca na Literatura", levou os participantes à reflexão sobre a importância da sala de leitura no ambiente escolar.

     
      Conheça a proposta de trabalho para o ano de 2011:
      - Receber e distribuir obras literárias;
      - Assessorar os profissionais que atuam nas bibliotecas;
      -  Oportunizar o trabalho coletivo entre os atuantes de bibliotecas, possibilitando a melhoria  da qualidade do processo social de leitura;
      - Levantar as necessidades e interesses dos atuantes de bibliotecas;
      - Participar de eventos promovidos pelas escolas.

     

ALUNOS DO CEM 01 APROVADOS NO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA


      A Diretoria Regional de Ensino Parabeniza aos alunos e aos educadores do Centro de Ensino Médio 01 pela vitória no Vestibular de 2011 da Universidade de Brasília. Foram sete alunos aprovados, segue a lista detalhada:

- Carime Vitória da Silva Rodrigues   - Química Bacharelado
- Dionata dos Santos Silva - Pedagogia
- Guilherme Soares Gomes - Geofísica
- Jordana Felipe Mariano - Português Bacharelado/Licenciatura
- Melissa Maria Santos Braga - Letras - Lingua Estrangeira Aplicada
- Nathália Meneses Silva - Gestão de Saúde
- Péricles Alves Naru Tavares - Engenharia

Tecendo Histórias

     O curso " Tecendo Histórias" foi ministrado pela oficina pedagógica de Brazlândia e teve como objetivo formação inicial para contadores de histórias.  Em um ambiente descontraído, os participantes aprenderam como desenvolver a oralidade: uso da voz, imitação de personagens, descrição de cenário etc. Tudo isso, para despertar a curiosidade e o gosto pela leitura.


E não para por aí...


      Voluntariamente, os participantes do curso irão contar histórias  aos alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental na Biblioteca Érico Veríssimo. Essa iniciativa faz parte de um grupo de ações do projeto desenvolvido pelo Núcleo Pedagógico: " O resgate do espaço infantil na biblioteca setorial de Brazlândia". 

CEF INCRA 08 É PREMIADO POR DESEMPENHO NO “PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA”


TURMA REUNIDA PARA DESFRUTAR DO PRÊMIO

    O Programa Educação Financeira é uma parceria entre os órgãos reguladores do Sistema Financeiro Nacional (Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários – CVM, Superintendência de Seguros Privados), o Instituto UNIBANCO, o Ministério da Educação e a Secretaria de Educação do Distrito Federal – SEDF. O objetivo é ensinar aos jovens do Ensino Médio o consumo consciente e métodos de poupar recursos.

    No ano de 2010 19 escolas da rede pública de ensino do DF participaram do programa, cada escola atendia uma turma. O Centro de Ensino Fundamental INCRA 08, participa desse programa piloto, a turma escolhida foi o 2º “A” (hoje 3º “A”).Segundo a diretora da escola, a turma apresentou maior estabilidade na freqüência escolar e também em conhecimento. A professora Zilda, que atua com espanhol, foi a  responsável pelo projeto em 2010.

     Nos dia 09 e 10/05/2011 a diretora da Instituição de Ensino (Solange), participou do workshop “Avaliação de Impacto do Projeto Educação Financeira nas Escolas (Enef) 2010”, realizado no Centro de Convenções da BM & FBOVESPA, no Centro do Rio de Janeiro. O evento apresentou os resultados da primeira fase do programa piloto desenvolvido pelo Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira), que teve início em escolas públicas brasileiras do Ensino Médio em agosto de 2010.

    Nesse evento, houve uma premiação simbólica, sendo duas categorias de premiação, a escola foi premiada nas duas categorias analisadas: categoria desempenho e categoria freqüência. A Premiação dos alunos foi um passeio com todas as despesas pagas (os alunos escolheram passar um dia no Hotel Fazenda RM) e um aparelho mp4 para cada aluno. Os coordenadores responsáveis da escola e a diretora irão receber dois netbooks (um para cada categoria premiada).

PASSEIO HOTEL FAZENDA
  
 Solange afirma: “o prêmio foi reflexo do trabalho”. Sem dúvidas não pode existir melhor frase para definir uma conquista. A Diretoria Regional de Ensino de Brazlândia parabeniza aos educadores do Centro de Ensino Fundamental INCRA 08 pelo excelente desempenho.



     
PASSEIO HOTEL FAZENDA

Aos alunos que participaram do projeto: o prêmio conquistado é apenas um símbolo, uma vez que o ganho mais importante é o conhecimento que vocês adquiriram. Parabéns à todos !!! Deixem comentários da experiência de vocês!