CEF INCRA 08 RECEBE PRÊMIO DO CONCURSO " PROFESSOR CIDADANIA PARTICIPATIVA"

        Prêmio ao Professor  Cidadania Participativa foi criado para incentivar a comunidade docente do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do DF . O objetivo é promover a formação de cidadãos ativos e conscientes dos seus direitos e responsabilidades para com o estado.
      Os professores: Arisvan de Azevedo, Antônio da Silva e Ruth Guimarães elaboraram o projeto : "Educação Hoje _ à Prosperidade Amanhã" . Inicialmente, os alunos fizeram uma planilha de gastos familiares, depois refletiram sobre a quantidade de impostos pagos e , finalmente, discutiram como o as entidades governamentais aplicam esses recursos. Esse exercício de cidadania permitiu que os alunos tivessem maior embasamento para discutir maneiras utilizar os recursos públicos em favor da comunidade. O projeto foi premiado e os educadores receberam o prêmio de 3.000,00, valor que seria dividido em três, mas foi doado para a Instituição de Ensino.

    Leia o depoimento da professora Ruth:

     Trabalhar com o projeto "Educação Hoje à Prosperidade Amanhã" é um desafio tanto para os alunos quanto para nós, professores. Ao começar o trabalho, não dominávamos todas as informações necessárias. Pesquisamos e aprendemos juntos.
      Em um tempo de informações fáceis e abundantes, estamos desaprendendo a pensar, analisar e formar opiniões. Aprendemos, hoje, a receber todas essas informações sem tempo para degustá-las, refletir sobre elas e agir.
      No projeto, usamos os mesmos recursos que nos trazem essas informações fáceis e abundantes, a internet, para iniciar nossa discussão, e assim, analisá-las. Aprendemos que um bom planejamento financeiro é o primeiro passo para a construção de alguns sonhos, que os bens públicos são financiados pelo esforço de cada cidadão, através dos impostos. Que é nosso dever cuidar disso e cobrar, do poder público, ações para o bem de toda a sociedade e não pelo bem individual de alguns.
      E a partir desse aprendizado, começamos a mudar nossas atitudes, a pedir a nota fiscal em todo estabelecimento, a acompanhar as ações do governo em nossa região. Enfim, aprendemos, a cada passo, a ser Cidadão


Nenhum comentário: