Projeto "Há Outro Caminho"

    
      A Diretoria Regional de Ensino de Brazlândia, em parceria com o a Promotoria de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, promoveu (dia 10/08/2011) um encontro com os educadores de Brazlândia para divulgação do projeto de prevenção ao uso de drogas: "Há outro Caminho". 
     O evento contou, inicialmente, com o grupo de teatro dos alunos do Centro de Ensino Fundamental 03 de Brazlândia encenando a música Faroeste Caboclo, que é um retrato das drogas e da violência. Ao mesmo tempo, a apresentação demonstrou que é possível, por meio da arte, oferecer alternativas para adolescentes que estejam em zona de risco.

      Leandro Lobato Alvarez, promotor de justiça e idealizador do projeto, lembrou que nos anos 80 o tema drogas ainda era abordado de maneira poética e as consequências negativas do uso de entorpecentes não eram mencionadas. A partir dessa necessidade, surgiu a ideia do projeto "Há outro Caminho", que será implementado no início do ano de 2012. O Projeto prevê um concurso para escolha do melhor trabalho de conscientização sobre o uso indevido de drogas, desenvolvido nos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio.
        Em seguida, a delegada da 18ª Delegacia de Polícia, Ingrid Lúcia Hilde Cunha Gomes, expôs que a melhor maneira de combater o crime é por meio da educação, ao passo que, quando o indivíduo entra no mundo do crime, recuperá-lo para a sociedade é tarefa difícil, por isso, o trabalho preventivo é peça chave no trabalho de combate ao crime.
       A diretora da DRE, professora Márcia Gilda, falou da importância do encontro, uma vez que o uso de entorpecentes é cada vez mais frequente e que a sociedade precisa da contribuição dos educadores para vencer esse desafio. 
      Por fim, a professora Cláudia Simone, chefe do Núcleo Pedagógico, explicou que a iniciativa permite que os educadores pensem em um Projeto Político Pedagógico que contemple essa necessidade. 

2 comentários:

Eneide disse...

Excelente a iniciativa do MP em parceria com a DRE. Nossos filhos e alunos merecem uma sociedade mais justa e sem drogas.Eneide

Cláudia Simone NP disse...

Agradecemos a todos pela participação e desejamos boas ideias para efetivarmos trabalhos que possam de fato colocar nossos alunos no lugar de direito, como cidadãos participativos,ativos e livres das drogas. Por uma cidade mais justa e humanitária é que nos engajamos nessa parceria proposta pelo Dr. Leandro.